sábado, 14 de abril de 2012

01.03.2012 - Sobre o Medo



Estamos a 19 dias da estreia. Estou ansioso e apreensivo para ver o que irá ocorrer nos próximos ensaios.

Sobre o medo
O medo faz com que o cantor/cantora não seja tão eficiente quanto pode ser. O medo bloqueia o trabalho.
Ontem assisti uma grande cantora com uma voz belíssima e ela era boa por não ter medo.
É tão mágico quando a solução das cenas vai se revelando no decorrer do processo. Como hoje no caso da cena de Giovana. Havia um problema no estabelecimento do conflito na cena. Thomas direcionou a ação para dois planos (dentro e fora do quarto) o foco de Giovana passou para fora, para o Duque que ali estava. O duque deixa cair seu relógio e isto desencadeia a tensão que leva Rigoletto para fora do quarto. Quando o Duque entra no quarto, Giovana sai e se posiciona na boca de cena assistindo a cena apresentada no quarto. No final, ela entra correndo atravessando o espaço entre o casal e os separa pedindo para o Duque partir, pois, Rigoletto está por perto.
Esta entrada brusca, levar a cena para fora do quarto e usar a boca de cena, todos estes elementos deram concretude a situação. Tornaram-na objetiva, real.
Estamos trabalhando hoje na preparação da substituta de Alexssandra em casos de doença e eventuais problemas. Todos os solistas possuem um substituto preparado.
Era uma cantora chinesa com um trabalho muito bom. Ela é uma excelente cantora e também interprete. Deu um colorido especial à ária de Gilda.
Ao final, vejo que o ensaio foi produtivo e tranquilo. É legal observar como a cantora chinesa é extremamente técnica.

Abend
Heute abend der Probe fang mit dem quartet an. Ich leider später ankommen, aber, kein problem. O ensaio ocorreu de maneira bem legal. Experimentamos luz e a atmosfera estava muito leve e descontraída.
Uma pequena crise, o diretor musical achou um pouco exagerado a força de atuação do duque visto que a cena musicalmente é pianíssimo. Thomas não concordou muito, mas, aceitou. Eu acho que ficou igualmente bom, mas cabia o que havia sido feito anteriormente.
 Gosto deste modo de trabalhar já com todos os elementos, atmosfera, luz, figurinos etc. é possível ir testando as coisas. No caso de não funcionar, substitui-se.
A cena final está ficando ótima. É interessante como o ensaio no palco fez com que as coisas ficassem mais claras e agora as soluções estão bastante palpáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário