O
processo de finalização de um espetáculo é sempre o mais empolgante. Quando
cenário, figurino, luz e outros elementos adquirem forma concreta e podem ser
visualizados, tocados, cheirados a magia da cena tem lugar. Auf dem Bühne tudo
é absolutamente concreto e a solução de questões não permite devaneios, apenas
decisões objetivas e experimentações. A expressão de ordem na cena é: “funciona
ou não funciona”, quando não funciona tem lugar outra pergunta: “por quê?”.
Esta pergunta exige uma resposta absolutamente ativa que abra espaço para algo
passível de ser testado.
Na
atmosfera intensa e nervosa dos ensaios gerais, a criação é como um jogo de
futebol em final de campeonato. A adrenalina mobiliza nervos, pele, músculos e
ossos. A concretude da cena não permite estados sonolentos, exige e permite apenas
uma atitude absolutamente desperta, viva. No momento de levar o espetáculo para
o palco, não se está falando mais em arte do ator, mas, em arte do encenador. A
arte do ator tem lugar novamente na estréia e então o diretor/encenador
desaparece. Agora, é exigido do encenador que administre e articule uma
infinidade de elementos, tempos, ritmos, sonhos, projeções, desejos,
maquinarias e etc, etc.
Penso
que o prazer do diretor esta na constante oscilação de adrenalina no processo
de criação. Em um instante é tomado de uma grande alegria quando um ator ou uma
cena funciona, em outros é tomado de uma grande raiva por não conseguir
visualizar no palco o que quer. Este
constante de altos e baixos é extremamente instigante.
Uma constatação hoje. Um dia Thomas disse que por ele eliminava a orquestra por ser um espaço muito grande que distancia público da cena. As óperas que assisti aqui tem uma característica que é a de utilizar o espaço cênico de forma bastante aberta, um espaço profundo e a cena de certo modo distanciada do público. Thomas, ao contrário, utiliza em Rigoletto um espaço tridimensional e profundo, mas, aproxima enormemente a cena. Toda a ação principal do espetáculo ocorre na frente o mais próximo possível do público.
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Foto do Espetáculo - by Maurice Korbel |
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Foto do Espetáculo - by Maurice Korbel
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Foto do Espetáculo - by Maurice Korbel
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Foto do Espetáculo - by Maurice Korbel
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Foto do Espetáculo - by Maurice Korbel
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Foto do Espetáculo - by Maurice Korbel
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Foto do Espetáculo - by Maurice Korbel
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Foto do Espetáculo - by Maurice Korbel
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Foto do Espetáculo - by Maurice Korbel
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Quarto de Gilda finalizado... Foto by Leonel Henckes
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