Hoje ocorreu um ensaio
de 2 horas para acertar movimentação do palco, tempos e etc.
Durante a tarde, ensaio
de luz e agora a noite, ensaio geral.
O ensaio geral é feito
com luz, figurino, cenário e até legenda. Vai ser muito legal.
A função do assistente
de direção aqui é a mesma do Brasil. Anotar o que o diretor fala, seus
apontamentos etc.
Começou o ensaio.
De imediato apareceram
os problemas de ritmo. Curioso pensar em problema de ritmo em se tratando de
uma ópera.
Ficou evidente que em
cenas de grupo é importante organizar os núcleos.
É ótimo ter um ensaio
geral com 2 semanas de antecedência. Ter o tempo para arrumar e perceber todos
os problemas com grande antecedência.
A sensação após o primeiro
ensaio geral é sempre desoladora. Muito trabalho por ser feito ao mesmo tempo
em que há um bom resultado já alcançado. A imagem que ficou para mim é a do
diretor sozinho no palco ao final. Colocou seus óculos e procurou alguém na
plateia. Não parecia buscar ninguém, somente uma resposta, talvez. Uma
aprovação ou desaprovação. Qualquer coisa.
O ponto mais
problemático me pareceu ser as últimas cenas, ou seja, as menos ensaiadas. A
luz precisa de suplementos e a cenografia funcionou maravilhosamente.
Após o ensaio, nos
reunimos na cantina para conversar.
Thomas falou com todos.
Começou indicando um filme de Felini para Fausto. Outra referência
cinematográfica para todos foi Tarantino.
É tão lindo trabalhar
com profissionais sem pessoalidades, sem ego, com compreensão, carinho e afeto.
Tanto o teatro como a
ópera são artes feitas a partir do encontro entre pessoas. Este encontro não
precisa ser transcendental, mas, apaixonado. Não precisa ser monástico, mas,
lúdico, inspirado, leve, conflituoso e criativo.
Estou realmente
emocionado. Triste, também, por estar tão próximo de eu voltar para o Brasil.
-- Para mim, o
principal problema ontem, esteve na luz, nas entradas e saídas e em algumas
cenas mecanizadas e não compreendidas. Também, problema de ritmo.
Thomas busca, me
parece, o entendimento do lugar de cada coisa na obra do autor. Qual a função
do coro em Verdi? Certamente há características que o diferenciam de um coro de
outro compositor.
Perceber, também, o que
é exagerado e que precisa ser dosado é um ponto fundamental.
As artes d palco são
sempre amplamente mutáveis. Hoje a não funcionalidade da árvore e da fonte no
quarto de Gilda fez com que buscassem de imediato uma nova solução. A ideia foi
abolir a tridimensionalidade e colar as imagens na parede de modo
bidimensional.
A cena ficou limpa e
aberta.
Na iluminação um truque
interessante. Utilizaram fluorescentes comuns. São 4 lâmpadas como
fluorescentes nas laterais do palco.
Ensaio com o Coro em cenário original. |
Quarto de Gilda original carecendo apenas de acabamento. |
Cenário quase finalizado. |
Cenário original quase finalizado. |
Vista do cenário quase finalizado. No palco estão o cenógrafo Simeon Meier (em amarelo) e Petra (inspizienz). |
Iluminação sendo experimentada sobre o cenário. |
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