sábado, 14 de abril de 2012

Considerações sobre ensaio do dia 12 e 13.03 - Cenografia



Conversando com Simeon aprendi algumas coisas legais sobre cenografia. Ele contou que Rigoletto era seu primeiro trabalho como cenógrafo de óperas e a partir deste ponto mostrou-me algumas diferenças entre se trabalhar com uma arte ou outra.
Em primeiro lugar algo que Fausto já havia me contado sobre a estrutura fechada na qual se monta uma ópera. A elaboração antecipada da concepção e o fechamento antecipado da cenografia, do figurino é uma especificidade das óperas. No trabalho com atores o caminho é um pouco diferente. Segundo Simeon, a ópera exige menos, pois, você elabora o projeto e faz uma maquete e está pronto. Tudo será apenas executado, não será necessário transformar muito aquilo. No teatro o cenário está constantemente em processo. Os atores e o diretor no decorrer dos ensaios vão tendo novas idéias e reelaborando a proposta cenográfica. A partir disso o cenógrafo precisa estar se adaptando também, propondo elementos, soluções e estimulando igualmente a criação.
Conversamos sobre o fato de que cenografia e cena precisam estar em um casamento harmônico. Precisam estar em diálogo e não concorrer. Grandes palcos e grandes espetáculos pedem grandes cenografias e estas podem contribuir muito para o sucesso do espetáculo. Nesse sentido é importante que haja um diálogo fecundo com o diretor e uma compreensão plena da concepção sobre a qual se está trabalhando.

A música, a orquestra é o fluxo que precisa ser seguido, isto ficou muito claro com a entrada da orquestra nos ensaios de ontem e de hoje. O problema de ritmo verificado no ensaio geral praticamente desapareceu com a presença do regente e da orquestra. A ação ganhou igualmente mais pulsação.


Técnicos montando o cenário antes do ensaio.

Assistente de Figurino (dir.) Annika Kneusslin e Assistente de Figurino Estagiária (Esq.) Eleonora Arnold

Quarto de Gilda quase finalizado.

Quarto de Gilda quase finalizado.

Assistente de Figurino (dir.) Annika Kneusslin e Assistente de Figurino Estagiária (Esq.) Eleonora Arnold  e Eu passeando num intervalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário