sábado, 14 de abril de 2012

23.02.2012 - 3º Ato


Vormittag
Mais um princípio de Thomas é trabalhar com atmosfera através da luz e dos adereços e cenografia o mais originais possíveis. Relação concreta com o real. Nada é imaginário, tudo é concreto, é “aqui e agora” o tempo todo. Aqui um paralelo com o exercício com objetos imaginários de Stanislávski e a leitura dele por Grotowski.
É cada vez mais claro para mim como a intenção, no sentido de consciência de discurso e de situação é um dos pontos chave. A partir de então, menos passa a ser mais.
Sobre o trabalho do assistente de direção, aprendi hoje com Tim a importância de antecipar o diretor sempre e em tudo. Perceber o andamento dos ensaios e, conhecendo o texto, saber que no próximo ensaio possivelmente ele solicitará uma garrafa ou dinheiro falto, enfim. É como se a demanda ficasse engatilhada de modo que quando o diretor disser: aqui seria bom ter.... Você já diz: tá aqui.
Conversando com Tim sobre ópera, ele me explicou que em Wagner dificilmente há aplausos. As óperas de Wagner são para provocar raiva, tensão. São sempre bastante lineares.
Thomas propôs e falou hoje sobre não ilustrar a música, mas, criar uma oposição. A ação é uma com uma atitude e o ritmo da musica pode funcionar como trilha.

3º Act –abend probe.

Eles estão sentados agora fazendo uma analise ativa. É curioso como eles não levam nada para o ator resolver. Eles decidem na cabeça. A discussão era sobre como resolver o 3º ato.
- Quem e qual é o foco nas cenas?
- O que faz o ator? Qual sua ação?
Cheguei a conclusão de que a análise ativa é interessante para a ópera. É uma ferramenta muito importante para evitar este tipo de crise.
Há algo na concepção que agora, no terceiro ato, parece não funcionar.
Was zu tun?
Masoquismo, mostrar para Gilda o Duque com outra mulher. Isto que faz Rigoletto.
A pergunta é: o que acontece no universo emocional de Gilda no 3º Act?
Percebi que são contrários a qualquer solução aparentemente simples. Buscam sempre cavar um pouco mais em busca de algo menos óbvio e fácil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário