sábado, 14 de abril de 2012

Últimas Reflexões


O processo de finalização de um espetáculo é sempre o mais empolgante. Quando cenário, figurino, luz e outros elementos adquirem forma concreta e podem ser visualizados, tocados, cheirados a magia da cena tem lugar. Auf dem Bühne tudo é absolutamente concreto e a solução de questões não permite devaneios, apenas decisões objetivas e experimentações. A expressão de ordem na cena é: “funciona ou não funciona”, quando não funciona tem lugar outra pergunta: “por quê?”. Esta pergunta exige uma resposta absolutamente ativa que abra espaço para algo passível de ser testado.
Na atmosfera intensa e nervosa dos ensaios gerais, a criação é como um jogo de futebol em final de campeonato. A adrenalina mobiliza nervos, pele, músculos e ossos. A concretude da cena não permite estados sonolentos, exige e permite apenas uma atitude absolutamente desperta, viva. No momento de levar o espetáculo para o palco, não se está falando mais em arte do ator, mas, em arte do encenador. A arte do ator tem lugar novamente na estréia e então o diretor/encenador desaparece. Agora, é exigido do encenador que administre e articule uma infinidade de elementos, tempos, ritmos, sonhos, projeções, desejos, maquinarias e etc, etc.
Penso que o prazer do diretor esta na constante oscilação de adrenalina no processo de criação. Em um instante é tomado de uma grande alegria quando um ator ou uma cena funciona, em outros é tomado de uma grande raiva por não conseguir visualizar no palco o que quer.  Este constante de altos e baixos é extremamente instigante.
Uma constatação hoje. Um dia Thomas disse que por ele eliminava a orquestra por ser um espaço muito grande que distancia público da cena. As óperas que assisti aqui tem uma característica que é a de utilizar o espaço cênico de forma bastante aberta, um espaço profundo e a cena de certo modo distanciada do público. Thomas, ao contrário, utiliza em Rigoletto um espaço tridimensional e profundo, mas, aproxima enormemente a cena. Toda a ação principal do espetáculo ocorre na frente o mais próximo possível do público.

Foto do Espetáculo - by Maurice Korbel

Foto do Espetáculo - by Maurice Korbel

Foto do Espetáculo - by Maurice Korbel

Foto do Espetáculo - by Maurice Korbel

Foto do Espetáculo - by Maurice Korbel

Foto do Espetáculo - by Maurice Korbel

Foto do Espetáculo - by Maurice Korbel

Foto do Espetáculo - by Maurice Korbel


Foto do Espetáculo - by Maurice Korbel




Quarto de Gilda finalizado... Foto by Leonel Henckes


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